-
Arquitetos: BOT architektuurcollectief
- Área: 175 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Jan Willem Meugens
-
Fabricantes: Beerse steen, Gebroeders Caelen, Metsawood, Reynaers Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa geminada dos anos 50, no centro da cidade de Hasselt, vai ter um novo capítulo. As olarias foram demolidas para dar lugar a um novo volume. Uma nova extensão com uma melhor relação com o quintal aos fundos. O volume principal existente foi completamente dividido e permitiu beneficiar da nova vista para o jardim.
O novo volume foi construído entre um terraço coberto e um pátio. A fileira existente das várias divisões é preservada e reforçada no novo volume. O pátio é o novo coração da casa e fornece luz, ar e vegetação. A nova estrutura pré-fabricada de madeira contraplacada (Kerto) permanece totalmente visível e serve de estrutura de fachada.
As direções de suporte das vigas seguem o vão menor, de modo que os três compartimentos estruturais estão dispostos de forma contraventada. O terraço coberto está completamente separado do volume de madeira, tanto térmica como estruturalmente, e é construído em tijolo e concreto. Os tijolos foram recuperados das olarias demolidas, com todos os créditos ao cliente pelo trabalho de limpeza de 9.000 tijolos. A cobertura do terraço coberto é feita de concreto aparente, com uma cofragem de tábuas recuperadas.
A cobertura foi concebida de modo que o concreto sirva simultaneamente de estrutura, acabamento, proteção solar e barreira à água. A água da chuva é recolhida numa cisterna acima do solo, cujo transbordamento é ligado a um uádi (leito seco) no jardim. A casa está preparada para o futuro e pode ser facilmente transformada numa casa de cuidados.